Porque alguns ganham e outros perdem na Bolsa de Valores

Dois indivíduos fazem o mesmo curso, os dois aprendem a mesma estratégia, porém, um ganha dinheiro e o outro perde. As vezes não foi um curso, foi apenas uma recomendação. Você fez a mesma operação que o analista recomendou. Mas acabou tendo prejuízo e ele falou que deu lucro.

Sabe porque isso acontece?

Isso decorre em função do emocional, das crenças e da postura em relação ao mundo de cada investidor.


O controle emocional é um processo continuo no qual o individuo deve estar monitorando todas as suas emoções mediante qualquer toda as situações vivenciadas diariamente. Essa virtude é extremamente útil para  qualquer agente econômico.


Frequentemente percebo em conversas com investidores que eles sempre estão culpando o mercado, os "tubares", o governo, o operador de bolsa, a corretora... a culpa de qualquer prejuízo nunca é do próprio trader. Ele nunca aceita sua própria frustração, transferindo a um terceiro a culpa por qualquer dificuldade. Esse tipo de atitude demonstra claramente que o trader necessita trabalhar melhor seu aspecto emocional.

A forma como que percebemos os estímulos externo esta totalmente ligada as nossas crenças e experiências anteriores. Os nossos hobbys, crenças religiosas, rotina de trabalho, amigos, família, toda forma de interação gera uma reação que nos lapida no que somos. Portanto é importante sabermos como lidar com as várias dimensões da nossa vida para que as referências adquiridas se traduzam em crenças vencedoras no mercado financeiro.

Comentários

  1. Perfeita sua análise. Culpar terceiros é sempre um problema a ser analisado. Se quer previsões mais ''certeiras'' para investimento, tem que procurar poupança, porque no mercado financeiro nos tornamos meio vulneráveis por falta de experiência principalmente. Abraço.

    ResponderExcluir

Aprenda a Investir