Análise Gráfica Quantitativa: aprenda a investir como os Robôs da Bolsa de Valores

O único jeito de realmente ganhar dinheiro na Bolsa de Valores de forma CONSISTENTE, é através de estratégias QUANTITATIVAS. Com essa vertente de análise dos preços você conseguirá Investir e Lucrar como um profissional, mesmo sendo iniciante. Confira como funciona a Análise Gráfica Quantitativa, e comece operar de forma consistente hoje.

Atualmente não é mais tão fácil ganhar dinheiro na Bolsa como no passado. Com a "popularização" do investimento na Bolsa de Valores e o aumento do volume negociado, observamos nessas últimas 2 décadas um aumento significativo na dificuldade de ser lucrativo na Bolsa.

Observamos um grau de sofisticação dentro do mercado financeiro. Em contrapartida, também notamos um avanço em igual proporção das ferramentas de análise de mercado e previsões. A dinâmica da movimentação de preços se tornou ainda mais errática.

Contudo, as técnicas de análises da maiorias dos analistas e casas de análise não se atualizaram na mesma velocidades. Digo isso em especial aqueles de vertente técnica ou gráfica.

Nesse artigo, você entenderá:

  • O porquê operar operar com Análise Técnica Clássica (maioria dos analista do Brasil) vai quebrar a maioria dos investidores em até 6 meses;
  • Desmistificar a análise quantitativa que os Robôs de investimento operam;
  • A metodologia de Análise Gráfica Quantitativa como uma forma de qualquer investidor operar na Bolsa de Valores como um profissional, sendo consistente e lucrativo.

Vem comigo!

Porque a maioria das operações baseadas em Análise Gráfica Clássica não funciona

Assim que a gente inicia na Bolsa de valores, a primeira paixão, geralmente, é a Análise Técnica, ou Análise Gráfica. Basicamente, ela tem por objetivo identificar padrões de movimento do preço no tempo em um gráfico.

Esses padrões, formam figuras técnicas que oferecem pistas de qual padrão de movimento o preço deve fazer. Então o trader, interpreta esse padrão de movimentação, e toma uma ação seja apostando na alta ou na baixa no preço.

Tenho que confessar que é muito legal e emocionante!

Na maioria das vezes, as figuras são simples de serem interpretadas. Sem contar que na maioria das vezes, se utiliza gráficos de candles. O que abre margem para análise dos candlestick.

O candle é simplesmente uma representação gráfica do movimento do preço no tempo. Em que se distingue em uma única imagem a máxima, mínima, abertura e fechamento do preço naquele período.


Olha que beleza, temos então, a fórmula da desgraça!

É tudo muito legal, divertido, intuitivo, visual…

Porém, não funciona na prática!

Quem já operou, sabe que na apostila a coisa parece simples e fácil. Na hora do vamos ver, é só prejuízo e stop loss.

O que acontece, é que a Análise Técnica Tradicional, ela não tem nenhuma preocupação com a objetividade. É tudo muito visual, e subjetivo. Para ser mais claro: vai do olho de quem vê!

Note, quando eu digo seus olhos, estou me referindo também, as suas emoções. Quando estamos na frente de um gráfico se movendo, com dinheiro naquele papel, nossas emoções flutuam intensamente. Além disso, cada operação será executada por um critério, diferente...

E ai, meu amigo, a coisa fica complicada, porque o que buscamos é rentabilidade com consistência. E certamente não é com essa carga de subjetividade que você, ou qualquer um conseguirá ser consistente.

É por isso que a maioria dos novatos da Bolsa quebram em até 6 meses.

Em uma conversar com o diretor de uma das maiores corretoras do Brasil (não posso falar o nome), ele afirmou que aqueles que iniciam operando daytrade (operações rápidas que iniciam e finalizam no mesmo dia)...

Esses investidores duram menos de 4 meses na corretora.

Revelado: o segredo dos Robôs Investidores

Parece complicado mas não é. O que os Robôs fazem é seguir regras.

Exatamente, o que existe por trás das operações dos robôs, são regras definidas previamente pelo trader. Essas regras se baseiam em valores bem claro, do tipo: preço do papel, tempo, volume negociado, indicadores de análise técnica etc.

Veja que é muito diferente do que da análise subjetiva. Em que você depende de “achar” que tem uma figura de triângulo, ou de retângulo, ou canal de alta... para tomar uma ação.

Ao seguir regras baseadas em números, não tem como errar. Geralmente, as operações acontecem quando a condição de todas as regras que compõe a tática forem atendidas.

Um exemplo de regras seria o que observamos no gráfico abaixo:

  • Se o preço fechar cima da Média Móvel, temos uma compra
  • Se o preço fechar abaixo da Média Móvel, temos uma venda

Análise Gráfica Quantitativa (antes difícil, agora fácil)

Uma vez definida as regras da sua estratégia, tudo fica muito simples.

A primeira coisa que deve fazer é estabelecer qual será a tática que irá operar. E aí tem vários nomes para essa tática… trading system, setup, modelo quantitativo, algoritmo etc.

O grande segredo aqui é ter as regras da sua tática definidas de forma objetiva. Costumo dizer, que, quando você define as regras da sua tática qualquer operação pode ser executada exatamente igual (no centavo), por qualquer pessoa. Oras, se trata de regras objetivas!


Então, qual é a grande questão?!

É justamente, entender quais são as regras que devem compor sua tática, seu modelo quantitativo.

E aqui vai a grande dica…

Já que as regras são objetivas, você pode olhar o que aconteceu no gráfico lá no passado, e simular as operações do passado para o presente (backtest). Se o resultado tiver sido positivo, talvez sua tática seja vencedora, de agora em diante. Mas se for negativo, não compensa nem testar no presente.

É por isso que digo que o único jeito de ter chance de ganhar dinheiro na Bolsa, é operando de forma quantitativa.

Eu desenvolvi um método de Análise Técnica Quantitativa que vem gerando resultado a mais de 10 anos. Se tiver interesse em aprender quais são as minha táticas e finalmente se tornar consistentemente lucrativo, basta entrar em contato aqui.

Minhas táticas servem tanto para quem está começando, como para quem já opera na bolsa há algum tempo. Pois como disse, se tratam de um conjunto de regras objetivas, e perfeitamente replicáveis por qualquer pessoa. Se seguir o método, você será capaz de executar exatamente a mesma operação que eu.

Entre em contato e veja como pode ganhar na Bolsa como um Robô, através do meu método de Análise Gráfica Quantitativa.

Comentários

Aprenda a Investir