Conceitos de Jesse Livermore



Jesse Livermore, foi um trader muito famoso que atuou no início do século XX.
Assim como a maioria das pessoas que iniciam no mercado, ele começou fazendo operações curtas, até mesmo scalping (operações que duram apenas alguns segundos). Embora ele tivesse um talento natural para o trading, ele quebrou por diversas vezes.

Foi uma história de várias conquistas e derrotas. Ele chegou a quebrar após acumular um patrimônio de 100 milhões de dólares na década de trinta (o que seria 10X mais nos dias de hoje). O mais interessante é que após vários anos amadurecimento dentro da atividade de trading, a forma operacional que ele adotou para suas operações foi o "Position Trade". Basicamente quando ele entrava em uma operação, o objetivo dele era ficar o maior tempo possível dentro daquele papel. Segundo o Livermore, o dinheiro grande se fazia nas posições longas.
Não há dúvidas de que ele foi um grande trade. Ele passou por todas as fazes que a maioria das pessoas que entram para o mercado passam. E sua conclusão, ao meu ver foi perfeita.

Em seu livro, ele menciona algumas regras que devemos utilizar como mandamentos. Embora algumas  regras pareçam óbvias, ele comprovou na "pele"a sua validade.

1 - Dificilmente existe algo pior do que fazer preço médio.

2 - Sempre saia de uma posição perdedora, e mantenha o máximo possível a posição vencedora.

3 - O mercado oferece apenas aquilo que ele tem.

4 - A coragem de um trader é meramente a confiança que ele tem em suas convicções.

5 - Ao assumir uma perda nunca fico chateado. Eu esqueço isso em uma noite. Mas estar errado e não assumir essa perda, isso é o que me chateia, faz mal para o meu bolso e para minha alma.

6 - Um homem que está sempre certo tem duas forças a seu favor: condições básicas favoráveis e os homens que estão contra.

7 - Uma tendência é sempre evidente para um homem que tem sua mente aberta e uma visão razoavelmente limpa. Nunca é sábio para um trader forçar os fatos nas suas teorias.

8 - Em um mercado de lado e estreito, a coisa certa a fazer é observar, determinar os limites de preços e depois disso, forçar a si mesmo a agir somente na violação desses limites.

9 - O único objetivo de olhar o gráfico é identificar a direção da tendência. Tudo na vida tende a seguir o caminha da menor resistência.

10- No longo prazo a única lei que rege o movimento das commodities é a oferta e demanda.

11- Custou-me alguns milhões de dólares para aprender que um inimigo perigoso para um trader é a facilidade de ser induzido pela sua subjetividade, que irá ver aquilo que é favorável a sua posição, e que irá negligenciar o que é desfavorável.

12- Se tiver um lucro, esqueça-o. Se tiver um prejuízo, esqueça mais rápido ainda.

13- Meus grandes lucros nunca foram feitos por pensamentos complexos. O que me deu os maiores lucros, foi a arte de sentar e esperar comprado durante todo um grande movimento.

14- Só existe um lado para se operar no mercado. Não é o comprado e nem o vendido. É o lado certo.

Todos esse conceitos devem estar presente nos modelos operacionais de qualquer trader. Nós somos feitos de convicções. Tudo o que fazemos são resultados destas. Com efeito, devemos sempre nos atentar para o fato dessas convicções nos levarem ou não aos nossos objetivos.

A diferencia entre os investidores lucrativos dos não lucrativos é que os lucrativos, operam a favor da tendência, com um manejo de risco bem alinhado.

....

Para quem gostou da postagem, peço que participem, sigam o meu blog. Basta clicar no botão à direita "Participar desse site".

Comentários

Aprenda a Investir