Como criar riqueza?

Historicamente observamos que o povo brasileiro tem o hábito de viver endividado. Infelizmente observo que isso é um fato tão corriqueiro, já faz parte da cultura brasileira. Desde a nossa colonização somos devedores. Toda a riqueza que produzimos com trabalho árduo, é destinada ao pagamento de dívidas a terceiros, seja a metrópole nos idos da colonização, seja ao cheque especial do banco. Essa é uma história que nós já sabemos qual é o final.


O que a maior parte das pessoas não sabem, ou não aprendem, ou não colocam em prática devido a ao seu estado de inércia, é o princípio da Educação Financeira. É necessário gastar menos do que o que se ganha para ter uma sobra de capital. A teoria é muito simples, se ganho 10 e gasto 11 (compras no futuro, como cartão de crédito, cheque especial ou qualquer tipo de dívida), certamente irei ficar endividado. Em contra partida se ganho 10 e gasto 7, obviamente, tenho um acúmulo de capital de 3.

Primeiro é preciso conhecer quais são os gastos. Para fazer isso adequadamente é preciso ter uma metodologia de controle, um fluxo de caixa pessoal. Eu particularmente utilizo uma planilha em excel, que é muito simples mas muito eficiente (quem tiver interesse em adquiri-lá entre em contato). Depois podemos analisar e cortar todos os gastos que são superficiais, ou que não são essenciais para nossa vida.

Essa ainda não é a moral da história.

É preciso entender que o dinheiro não traz felicidade, o que ele nos proporciona é liberdade. O dinheiro nos traz escolhas, possibilidades. Todas as pessoas preferem ter muitas escolhas a poucas escolhas.


Com efeito, para criarmos riqueza precisamos compreender que não basta apenas gastar menos do que se ganha. É preciso fazer com que esse capital acumulado mensalmente trabalhe para nós, gerando dessa forma mais capital. Esse é o segredo do "pai rico".

O "pai rico"do Robert Kiyosaki, sempre se paga primeiro, isto é, antes mesmo de pensar em fazer dívidas, ele destina um percentual do que ganha para fazer investimentos. Ele aplica em tudo que pode gerar mais dinheiro (ativos). As suas principais aplicações são em bolsa de valores e imóveis.

Precisamos criar o hábito de investir.
Não é o trabalho que traz a riqueza, são seus investimentos!

...

Para quem gostou da postagem, peço que participem, sigam o meu blog. Basta clicar no botão à direita "Participar desse site".

Comentários

Aprenda a Investir