GAP: uma observação perspicaz

Existe um certo paradigma em relação aos GAPs. Para muitos, quando o mercado abre em um GAP de alta, muitos não abrem uma compra. Porém na maioria das vezes, os gaps podem  revelar  entradas  e  estratégias  de  trade  extremamente lucrativas, especialmente quando seu aparecimento está correlacionado a alguns tipos de candlesticks.

É preciso compreender o motivo de um GAP.  Uma  vez compreendido porquê os gaps ocorrem em  diferentes pontos de uma  tendência, tirar proveito do que os mesmos revelam pode se tornar uma interessante técnica que poucos investidores aproveitam para estudar  e  aplicar.   Onde  os  gaps  aparecem  é  importante  assim  como  suas  ramificações dentro  dos gráficos são aspectos relevantes na análise dos Japanese Candlesticks.

Considere o que um gap representa. Dentro de um mercado ascendente, ilustra que o valor de abertura de determinado ativo está acima de qualquer patamar do candle anterior (máxima, mínima, abertura ou fechamento).  Isso significa que, durante o período em que não havia negociação, alguma coisa fez com que esse ativo passasse a ser extremamente requisitado e o desequilíbrio gerado fez com que os preços abrissem acima do níveis do dia anterior.

Uma estratégia subjetiva que envolve GAPs poderia ser, observar o  aparecimento  de  um  gap  no  início  de  uma  nova  tendência  revela  oportunidades interessantes. Dentro de uma longa tendência de baixa por exemplo, busque por sinais que sinalizem que a exaustão desse movimento se aproxima, como por  exemplo a  formação  de um  candle de  reversão (Doji, Harami ou Martelo), preferencialmente sobre uma  zona  de  suporte  importante. O  indicador de que momentaneamente as  vendas cessaram, é a  entrada  de  força  compradora  no  dia  seguinte, o  que pode ser potencializado se as negociações iniciarem com um gap de alta.

GAP após um Engolfo e alta


Muitos investidores ficam apreensivos ao comprar um  ativo que apresenta início das negociações acima do preço de fechamento do dia anterior. Isso é erroneamente entendido como um aumento do risco. Contudo, esse gap de alta pode ilustrar que a força compradora  dentro  da  nova  tendência  será  ainda  mais  forte  que  o  normal.    O  entusiasmo apresentado pelos comprados em entrar na posição, demonstra que a trajetória recém  iniciada deve ter continuidade. Utilize o gap observado como um indicador de força.

Os gaps ocorrem em  diferentes posições e de diferentes maneiras no decorrer dos movimentos. Alguns são de fácil identificação, outros nem  tanto.  Nas próximas postagens irei apresentar outros tipos de GAPs que também podem proporcionar ótimos oportunidades de Trade.

Para quem gostou da postagem, peço que participem, sigam o meu blog. Basta clicar no botão à direita "Participar desse site".

Comentários

Aprenda a Investir