Sobre ser trader

Operar no mercado de capitais como trader (individuo que faz operações de compra e venda  com o intuito de ter lucros rápidos), exige uma abordagem peculiar do indivíduo. Por se tratar de uma operação de soma zero, necessariamente alguém perde para alguém ganhar. Isso nos leva ao principal conceito: é preciso saber perder.

Não basta compreender análise técnica ou manejo de risco. O trader vencedor, é aquele que consegue principalmente dominar sua mente. Não existe profissão no mundo que é tão justa quanto ser trader. O individuo que não tem a devida qualificação e capacidade é punido instantaneamente com a perda de seu capital.

Antigamente tinha outra profissão que guardava uma semelhança muito grande com a do trader. Se trata dos antigos samurais. Temos muito que aprender com esses orientais. Assim como os trades, os samurais tinham que lidar com os riscos, com as perdas, com a capacidade de tomada de decisão em curto espaço de tempo, sem contar o nível de controle emocional que tinham que ter dentro de uma batalha.

A batalha para um samurai é como se fosse a nossa operação no mercado. Quando dois samurais iam lutar, ambos empunhavam suas espadas e ficavam naquela posição característica de guarda. Naquele momento, por mais que nenhum deles se mexessem, a batalha já havia começado. Ambos passavam a se estudar. Poderia nevar, ventar ou chover que eles estariam ali, em guarda com sua mente focada, apenas a espera de uma brecha para executar o golpe fatal que levaria a vitória.

Nós treders, somos como esses samurais. Ficamos em guarda, apenas observando e estudando o mercado. No instante em que todas as condições ideias se apresentam (as condições do nosso setup), é nesse pequeno período de tempo que executamos nossa operação. A partir desse momento, temos que ter a frieza e o controle mental necessários para seguir nossa estratégia até o final do trade, assim como os antigos samurais faziam.

Não quer dizer que iremos ganhar dinheiro nesse trade. Na verdade não é esse o foco. A única coisa que os traders devem se focar é em executar sua estratégia (setup) corretamente. O foco da atividade deve estar na correta execução do setup de entrada, da colocação do stop loss, do uso do manejo de risco e da realização no alvo. Com efeito, a ARTE reside na execução correta do que foi planejado.

Dessa forma, um trader que atue no mercado seguindo os princípios de um samurai, ao executar um trader, e essa operação gere um resultado negativo, atingindo o seu "stop loss", esse individuo vai se sentir satisfeito. Percebam que nesse trader então, o fato de ter sido estopado não gera dor, não gera pesar, não gera luto. E não produzindo essas emoções, que em si destroem a autoconfiança e a auto-estima, acaba não atrapalhando os trades futuros que virão a seguir.

Esse é o grande segredo dos traders vencedores. Eles jamais se abalam e sempre são fieis a si mesmos, uma vez que se propuseram a executar determinada estratégia eles irão levá-la até o fim. Já aquele indivíduo que esta focado apenas no resultado financeiro, ele certamente ficará triste, deprimido com baixa auto-estima, pois perdeu dinheiro nesse trade. Certamente ele estará fraco para a próxima batalha. Quando um novo sinal for acionado no mercado, ele não terá controle emocional o suficiente para executar corretamente o seu plano operacional, e isso certamente no limite o levará a falência.

Sempre falo para os investidores que faço Assessoria, que quando zeramos uma posição no "stop loss", o trade foi bem sucedido, pois fizemos exatamente o que nos propomos a fazer. Como iremos continuar executando corretamente cada novo sinal que o mercado nos der, certamente teremos um excelente resultado financeiro ao longo do tempo.

Para quem gostou da postagem, peço que participem, sigam o meu blog. Basta clicar no botão à direita "Participar desse site".

Comentários

  1. Justamente,isso é uma coisa imprescindível é como "executar uma ordem programada",trabalhar com ojetivo determinação,porém sempre tendo em mente a estrategia escolhida.
    ótimo Blog,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Igo Henrique,

    Obrigado pelo comentário!
    Gosto de saber que tem gostado do que venho postando.

    Espero que continue opinando, pois isso agrega muito para nossos amigos.

    Abraços,
    Tiago Missaka

    ResponderExcluir
  3. É por tudo isso Tiago que eu não me atrevo a operar sozinho...
    Ainda não tenho essa "frieza"...

    Abraço

    Bruno Olhan

    ResponderExcluir

Aprenda a Investir