Diário de Trade, se você não tem, está perdendo na Bolsa

Hoje irei abordar um assunto que é muito, mas muito importante para um trader.


O Diário de Trade é uma peça fundamental de qualquer trader de respeito. É fundamental no desenvolvimento das operações. Sempre digo que qualquer pessoa que queira operar em bolsa deve estudar muito e sempre. E o diário de trade é a fonte mais importante dos estudos, pois através dele podemos observar onde estamos acertando e onde estamos errando. Por mais que pareça óbvio que todos devem rever seus erros e acertos, as pessoas simplesmente não o faz.

Digo mais, as operações perdedoras são as que mais merecem a nossa atenção. Temos o péssimo hábito de lembrarmos apenas das operações vencedoras. São essas que, geralmente, os trades divulgam para os amigos. Porém isso é pura ignorância. No mercado o que tem de mais precioso é o nosso capital, e o que deveria realmente importar é quando se esta perdendo esse capital. Quando sabemos onde e como estamos errando, podemos evoluir nosso modelo operacional para tentar blindá-lo a esses erros.

O próprio Sun Tzu já mencionou em seu livro a Arte da Guerra:
"(...) tenha como princípio que só pode ser vencido por erro próprio e só atinge a vitória por erro do inimigo"

Outro fator importante é o fato de saber exatamente o que iremos fazer. Conseguimos nos planejar melhor. Quando fazemos o nosso Diário de Trade temos as condições exatas, no centavo da nossa operação. É comum observar que os trades possuem um modelo operacional na teoria mas que na prática eles nunca seguem rigorosamente. Isso é um grande erro! Saibam que o mercado é soberano e jamais iremos ter qualquer controle sobre ele, porém sobre o nosso plano trade nós somos soberanos. É o único fator que nos trará chance de vitória.

Por meio do Diário de Trade podemos, também, racionalizar nossas emoções. Essa é sem dúvida a segunda maior justificativa para fazer o Diário de Trade.
Grande parte dos traders, diria que 99% já foram e ainda são influenciados por suas emoções antes, durante e após a finalização de uma operação. Isso é extremamente danoso para qualquer operação (não vou ficar aqui ressaltando esse aspecto pois farei isso em outras oportunidades). 

Quando escrevermos a nossa tática antes de efetuar a operação conseguimos sistematizar o que iremos fazer. Estamos canalizando as nossas emoções para um papel. Dessa forma é possível observar o que estamos fazendo de errado, se estamos seguindo o nosso modelo exatamente, como nos sentimos ao fazer aquele trade, porque fizemos aquela operação, se alguém estava nos induzindo a operar, se operamos por ansiedade de ver o mercado, se estava com arrogância, medo, eu foria, urgência etc.

Conseguir mensurar esses fatores antes da operação certamente fará repensarmos nossas ações. E quem irá agradecer é o nosso bolso.

Obs.: Irei fazer um artigo de como se faz um Diário de Trade. E vou postar uma página do meu diário.

Comentários

Aprenda a Investir