Darwin e nossas crenças no mercado financeiro



Todos os indivíduos são formados por crenças. O conjunto de crenças moldou a história da humanidade desde o seu primórdio. As crenças estão presentes em todos os aspectos, seja religioso, social, político, comportamental ou financeiro.
Ao escolher uma religião, o individuo passa a interagir com seus dogmas; ao assumir um partido passamos a ter uma bandeira; quando interagimos socialmente dialogamos com base em tudo o que aprendemos, sobre uma óptica particular; nossa relação com o dinheiro demostra de forma intrínseca nossas aspirações e capacidade de criação de riqueza. Com efeito, as crenças balizam toda forma de interação que temos com o mundo.

Darwin pensou a evolução do homem através de um processo de adaptação, no qual, não necessariamente o mais forte sobreviveria, mas o mais adaptado perpetuaria sua espécie. Podemos pensar a evolução do homem através da evolução de suas crenças. O grupo que possui crenças vencedoras se perpetua ao passo que o grupo que possui crenças limitadoras perece. Entendo o mercado a luz dessa óptica.

É o conjunto de crenças que possuímos sobre os diversos aspectos do mercado que determinará o nosso sucesso como trader ou investidor. Não existe a crença certa ou errada, o que observamos são crenças que geram lucro ou crenças que produzem prejuízo. Somos programados por nossos instintos a termos crenças limitadoras, que, via de regra, nos faz comprar no topo e vender no fundo. É uma auto programação que devemos repensar.

Tenho a crença que o mercado é feito pela psicologia dos agentes. Essa psicologia gera uma infinidade de “ticks”. Os “ticks” são os negócios (uma compra e uma venda). Esse caos de “ticks” gera uma tendência nos preços. Portanto o que o investidor deve fazer é identificar qual é a tendência do preço e se posicionar a favor dessa tendência. A priori parece simples, mas temos um complicador que faz toda a diferença, o ruído.

A principal crença que tenho é que existe um ruído dentro do movimento de tendência do mercado. Esse ruído são micro movimentos dentro do movimento principal (tendência). Geralmente esses micro movimentos nos tira da posição (gerando stop).

Portanto com base nas minhas crenças , desenvolvi uma filosofia de trade. A filosofia é a forma que iremos operar mediante o que entendemos do mercado. Minha filosofia é, de forma sucinta, me posicionar no mercado a favor da tendência de “ticks”, sem deixar que o ruído me stop antes de completar o movimento esperado.

Por isso que é fundamental que se tenha muito bem definido quais são as nossas crenças, para determinar de uma forma objetiva qual será a nossa filosofia operacional.
...
Quem gostou da postagem, peço que participem, sigam o meu blog. Basta clicar no botão à direita "Participar desse site".


Comentários

Aprenda a Investir