Como ponderar o retorno sobre um benchmark (referencial de mercado) em função do risco que se corre?


A maioria dos investidores estão interessados apenas em rentabilidade. Como assessor de investimentos, percebo isso claramente nas conversas que tenho com meus investidores. O foco da maior parte das pessoas está no lucro, que é o lado bom da moeda. Contudo, esse é um grande erro!

Sempre digo que o mercado é feito de oscilação de preço. Oscilação de preço nada mais é do que desvio padrão do preço. O desvio padrão, é uma medida de risco. A definição de risco é a incerteza do resultado no futuro, sendo esse resultado positivo ou negativo. Portanto, quando estamos falando de lucro, temos que falar de prejuízo também.

Mais importante de mensurar a rentabilidade de uma estratégia ou investimento, é mensurar o risco que aquele investimento possui. Percebo que a maioria dos traders ou investidores que começam a investir e param logo no primeiro ano, são completamente leigos no assunto "risco".

Já escrevi muito a respeito de risco e vou continuar escrevendo, pois entendo que a única forma de se investir e ganhar com consistência é manejando adequadamente o risco. Outras postagens sobre risco vocês podem encontrar aqui.


Uma medida de risco muito útil é o índice de Sharpe. Criado por William Sharpe, em 1966, é um dos índices mais utilizados na avaliação de fundos de investimento. Ele expressa a relação retorno/risco, informa se o fundo oferece rentabilidade compatível com o risco a que expõe o investidor. Nos rankings de carteiras com base no Índice de Sharpe, quanto maior o Sharpe do fundo, desde que positivo, melhor a sua classificação. 


Basicamente o índice sharpe mensura o retorno sobre um benchmark (referencial de mercado) em proporção ao risco que se corre. Além de superar uma média de mercado é necessário que nossa estratégia não sofra um risco muito absurdamente alto para superar a média. Do contrário, o investimento não compensa o risco.

De uma forma objetiva o índice Sharpe relaciona a diferença entre o retorno obtido com o retorno do benchmark, com o desvio padrão destes retornos excedentes. A fórmula do Sharpe ratio pode ser encontrada aqui.

Uma forma simples de calcular no excel (contem formula de Desvio padrão) seria:
  1. Pegue o retorno do mês de trade e faça a diferença com a sua média de mercado (CDI ou IBOV) no mesmo período, digamos que isso dê 4,0%;
  2. Calcule o desvio-padrão dos retornos da estratégia, digamos que dê 2,5%;
  3. Divida um pelo outro, o índice Sharpe nesse exemplo seria de 1,6.
Quanto maior melhor. Um índice abaixo de 1, indica que a estratégia corre um risco muito grande para o rendimento que se obtêm. Um Sharpe alto indica que o retorno valeu o risco corrido na estratégia ou no fundo de investimento. 

Compare o risco dos seus fundos de investimentos e suas estratégias de trade, veja se esta valendo o investimento.

...

Caso queira uma assessoria profissional para seus investimentos entre em contato.

Para quem gostou da postagem, peço que participem, sigam o meu blog. Basta clicar no botão à direita "Participar desse site".

Comentários

Aprenda a Investir