After Market e suas peculiaridades


O aftermarket é um período de negociação de 1 hora que ocorre após o fechamento do pregão normal, com as seguintes peculiaridades:

1 – A liquidez é extremamente reduzida se comparada ao pregão normal
Como existem muito menos negociadores (vendedores e compradores) colocando ordens, poucos negócios são realizados.
Justamente pela liquidez reduzida, durante o aftermarket compradores e vendedores geralmente não tem muita margem de negociação, tendo que acatar as ofertas disponíveis caso queiram realmente fechar negócio.

2 – Ordens do pregão normal não valem para o  aftermarket 
Uma ordem, de venda ou de compra, colocada durante o pregão normal não é válida durante o aftermarket.
O mesmo vale para as ordens stop.
A razão desta restrição é proteger os investidores da maior volatilidade natural no aftermarket.


3 – As taxas são reduzidas
A própria Bovespa que cobra tarifas reduzidas.
A princípio qualquer economia em taxas é sempre desejada porém, por causa da liquidez reduzida, nem sempre a economia com as taxas é compensada pelo preço de compra/venda que você é “obrigado” a aceitar para fechar negócio.

4 – Limite de volatilidade
A Bovespa restringe a volatilidade de qualquer papel a 2% em relação ao preço de fechamento do pregão normal, ou seja, nenhum papel pode ser negociado com uma variação de preço entre -2% e +2% em relação ao preço do fechamento.

Já vi comentários mencionando que o aftermarket é o responsável pelo gap entre preço de fechamento e preço de abertura de um papel e acho que vale a pena uma observação sobre este fato.

Acompanhar o aftermarket pode ajudar a prever a abertura do dia seguinte, mas sem dúvida é apenas 1 entre vários fatores que podem influenciar o preço de abertura no dia seguinte. Fatos que ocorrem durante a noite, fatos que ocorrem em outros países e o desempenho de bolsas que funcionam em outros fuso-horário têm grande influência no preço de abertura de um papel, por isso muito cuidado ao tentar prever uma tendência apenas pelo comportamento do aftermarket.

Fonte:
www.conexaodinheiro.com

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