Estudo sobre como gerenciar posições



O gerenciamento de posições é um dos aspectos mais fundamentais de qualquer tática (setup operacional). Para muitos traders, principalmente os que operam de forma discricionária, a forma com que eles vão conduzir o trade e gerenciar posição será a base de sua sobrevivência no mercado. 

Deve ficar muito claro que o gerenciamento da posição deve estar contido dentro do modelo operacional ou plano de trade de qualquer indivíduo que opera no mercado. Da mesma forma, e com a mesma importância que o trader determina em que preço irá comprar, por qual motivo e em que momento, ele deve decidir qual será o seu gerenciamento de posição, isto é como irá conduzir a operação.

Existe 4 maneiras de tratar uma posição aberta:
  1. Tradicional – Entra e sai de uma posição com o mesmo numero de contratos/ações.
  2. Aumentar Posição Vencedora – Abre posições com volume reduzido e vai adicionando volume se o mercado vai na sua direção.
  3. Diminuir Posição Vencedora – Abre posições com volume total e vai diminuindo conforme o mercado anda na nossa direção.
  4. Aumentar Posição Perdedora – Abre posições com volume reduzido e adiciona mais volume sempre que o mercado vai contra nossa posição.

Em termos de risco, a estratégia "Aumentar Posição Vencedora" é a que apresenta o menor risco de todas, pois se logo de cara o mercado não corresponder nossas expectativas a perda é reduzida. Por outro lado, no caso de "Aumentar Posição Perdedora" o risco pode ser bem maior, pois por definição precisamos perder para aumentar nosso risco. Aqui cabe ressaltar que esse ultimo modelo é o que mais ocorre quando o trader é inexperiente.

Quanto a possível rentabilidade, o método "Aumentar Posição Perdedora" seguido do "Tradicional" são os que podem dar o maior retorno (sempre dependendo do mercado, é claro). Porém, no caso "Aumentar Posição Perdedora" se o mercado for na nossa direção logo de cara não teremos uma posição perdedora para adicionar e portanto acabamos ficando com uma posição sub-ótima a nosso favor.

Os gastos com corretagem são menores no método tradicional com apenas duas operações contra os outros que tem no mínimo três.


No mercado existe possibilidade para qualquer um desses modelos. Para saber qual seria o melhor temos que entender o nosso perfil de trader. Media a aversão a risco de cada individuo, o seu tempo disponível para acompanhar as operações que será possível identificar bem o perfil do trader.

Além disso precisamos entender como o papel que operamos se movimenta. Para que dessa forma possamos modela a melhor forma possamos otimizar o nosso setup e o gerenciar a nossa posição.

Comentários

Aprenda a Investir