Os 3 Ms do Alexander Elder






Se tem algo que aprendi com os meus anos de trader é que quando operamos no mercado, estamos operando somente as emoções dos participantes do mesmo. Não importa o papel que estamos operando, não importa o mercado, nem o que a macroeconomia do momento indica. No momento da operação o que vale é o que cada um de nós está sentindo.

A forma de operar no mercado financeiro é dada pela forma que vivemos nossas vidas.

Segundo o trader Alexander Elder, um trader deve se ater a basicamente a 3 aspectos (3 Ms) para ser vencedor:

  • Method (Método) – Método de operação (Setup operacional)
    Segundo Elder, esse é um aspecto fundamental, embora o menos importante dos 3.O método seria o Setup (tática operacional), que o trader utiliza para operar no mercado. Esse método deve ser estudado a fundo, testado no passado, e se possível testado em simulações de movimentação de preço futura (existem softwers que simulam isso). Obviamente o método não será infalível, mas ele deve ser consistente no tempo e adequado ao perfil do Trader.
     Obs.: O melhor modelo operacional é aquele que é executado sistematicamente (Trading System).

    Na nossa vida, temos que planejar muito bem o que iremos fazer na nossa esfera profissional, amorosa, familiar e financeira. É preciso determinar táticas que nos conduzirão ao nossos objetivos. (Acredito que corresponde a 30% da operação)
  • Money (Dinheiro) – Gestão do capital
    O quanto alocar de recursos para as operações. É preciso gerenciar o quanto de capital esta disposto a perde, para se avaliar o tamanho da posição que será tomada no mercado.
    O manejo de risco irá inibir grandes ganhos, mas o principal é que irá evitar grandes prejuízos. Idealmente a curva de capital deverá ser ascendente com uma leve inclinação.
    Elucida o clássico manejo de risco dos 2% (irei explica-lo futuramente).

    Todas as decisões que tomamos na nossa vida, são balizadas pelos riscos que estamos correndo. Quando resolvemos aceitar um cargo profissional mais elevado, estamos correndo o risco de não conseguir cumprir com nossos deveres, quando iniciamos um relacionamento estamos correndo o risco de ter alguma desilusão com a parceira... Enfim viver é gerenciar nossas decisões ponderando o nosso ganho de benefício (utilidade) em detrimento dos riscos (incerteza).
    (Equivale a 20% da operação)
  • Mind (Mente) – Domínio psicológico.
    Esse é o ponto fundamental do Operador. O aspecto psicológico é geralmente é o assunto que os traders dão menos importância. Quando se faz um curso de bolsa, o foco está em tudo (gráficos, volume, fundamentos, táticas etc) menos no próprio indivíduo. O maior desafio de qualquer trader é ele mesmo. Quando o trader está ganhando a primeira coisa que ele faz é realizar um pequeno lucro. O papel se movimentou a favor 0,5% ele já está realizando o lucro. Nesse momento o seu modelo operacional foi para "o saco". Depois disso o papel se move mais 25% e ai o operador se triste, mas não tanto porque colocou "alguma coisa no bolso".
    Quando a operação está indo mal, o trader simplesmente retira o stop que havia programado. Ele faz isso sucessivamente até o ponto que a operação se torna B&H (comprar a emprese pelo seu negócio). Essa articulação mental é totalmente predadora, danosa e mortal para um trader.
    Sobre a esfera mental irei debater em várias outras oportunidade, até porque esse é o principal assunto dentro do nosso trabalho.

Comentários

Aprenda a Investir