Diferença entre ESTRATÉGIA e TÁTICA

Existe uma grande diferença entre uma estratégia e uma tática.

"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota. (SUN TZU)"

A estratégia é o que será feito para se atingir o objetivo último. É possível identificar o início, o meio e o fim da trajetória. Portanto, identifica-se um caráter de longo prazo.

tática é uma ação específica, extremamente objetiva que ocorrerá dentro da trajetória da estratégia. Possui um caráter de curto prazo dentro do projeto.



Um exemplo bom seria uma guerra no qual o objetivo final é tomar uma cidade.
Para tal pode-se usar a "estratégia de cerco". Essa é uma estratégia utilizada para cansar o inimigo.
Na idade média foi muito utilizada. Consistia em cercar um feudo ou castelo, para que o inimigo fique sitiado. Dessa forma o inimigo perde seu comércio externo, fica fraco e desestimulado. Até o ponto em que não tem mais comida e se rende.
Para implementar uma estratégia de cerco é necessário várias táticas (tática de avanço de território, criação de abrigos), para que se mantenha a estratégia (tática de suporte psicológico, abastecimento da tropa, e logística) e para que atinja seu objetivo final (tática de rendimento, criação de intriga e invasão).

Comentários

Aprenda a Investir