Termo

mercado a termo, como funciona o mercado a termo, como operar no mercado a termo, operações com ações a termo, vantagens de operações a termo, operação a termo
mercado a termo, como funciona o mercado a termo, como operar no mercado a termo, operações com ações a termo, vantagens de operações a termo, operação a termo, garantias, margem, cobertura, direitos de proventos, dividendos
mercado a termo, como funciona o mercado a termo, como operar no mercado a termo, operações com ações a termo, vantagens de operações a termo, operação a termo, garantias, margem, cobertura, direitos de proventos, dividendos, custo de operações a termo
mercado a termo, como funciona o mercado a termo, como operar no mercado a termo, operações com ações a termo, vantagens de operações a termo, operação a termo, garantias, margem, cobertura, direitos de proventos, dividendos, custo de operações a termo, estrategias de negociação a termo, por que comprar a termo, alavancagem, riscos
mercado a termo, como funciona o mercado a termo, como operar no mercado a termo, operações com ações a termo, vantagens de operações a termo, operação a termo, garantias, margem, cobertura, direitos de proventos, dividendos, custo de operações a termo, estrategias de negociação a termo, por que comprar a termo, alavancagem, riscos, por que vender a termo, comprar a termo e lançar opções de compra, comprar a termo e vender opções de compra, vender a termo e comprar opções de compra
mercado a termo, como funciona o mercado a termo, como operar no mercado a termo, operações com ações a termo, vantagens de operações a termo, operação a termo, garantias, margem, cobertura, direitos de proventos, dividendos, custo de operações a termo, estrategias de negociação a termo, por que comprar a termo, alavancagem, riscos, por que vender a termo, comprar a termo e lançar opções de compra, comprar a termo e vender opções de compra, vender a termo e comprar opções de compra, mercado a termo em pontos 

É uma operação altista. Acredita-se que a ações irá se valorizar.

O termo é um acordo entre duas partes. É uma espécie de empréstimo, mas tem algumas características diferentes.
Quem vai lhe emprestar o dinheiro é a corretora, mas ela não vai disponibilizar a quantia em espécie, o que ela irá disponibilizar para você são as ações que você escolheu comprar, ou seja, você decide comprar 10 mil reais de PETR4, você dará a ordem de compra e ao executar, a corretora usará dinheiro dela, e não seu para compra das ações. Na prática, é parecido com a compra de um automóvel financiado, pois sua dívida é financeira, e não em ações, ou seja, ao término do termo, ou quando você vender as ações, você deve pagar todo valor que lhe foi emprestado, e não apenas devolver as ações.


O termo tem um prazo em dias e uma taxa de juros estabelecida antes do início da operação, essa tabela é livre, e cada corretora pratica as taxas que desejar. A taxa varia de acordo com a quantidade de dias contratada, sendo que o termo deve ter ter de 16 a 999 dias. Essa taxa é paga em valor integral, independente do termo ter sido encerrado antes do prazo acertado, ou seja, se o prazo do termo for acertado em 16 dias, a uma taxa de 0,5%, não faz diferença se você encerrar o termo no primeiro dia, ou após os 16 dias acertados, a taxa paga será de 0,5% do mesmo jeito. Essa característica, traz uma certa desvantagem, pois antes de acertar o termo, você precisa definir e pensar muito bem se vale a pena um prao mais curto com uma traxa menor, ou um prazo mais longo com uma taxa maior, tudo vai depender da sua perspectiva de quanto a ação irá valorizar e em quanto tempo essa valorização irá ocorrer.

Tomando como base as taxas praticadas pela corretora INTERBOLSA, onde opero e pelo nível atual da nossa economia, as taxas para 16 dias ficam na casa de 0,45%, para 32 dias ficam na casa de 0,9% e assim sucessivamente. Para os padrões atuais da nossa economia, com uma taxa Selic na casa dos 12% ao ano, os juros do termo são relativamente baixos, menores que qualquer outro crédito direto ao consumidor, e menor até que outros empréstimos atrelados a alguma garantia, então, uma boa forma para alavancar uma compra de ações é fazendo um termo, e não tomando empréstimos de outra forma.

Assim como qualquer crédito ou empréstrimo, é exigida uma garantia, que pode ser em dinheiro, aplicações em CDB, ações em custódia, ou outras garantias, que podem variar de corretora para corretora. O valor da garantia além de variar de corretora para corretora, ainda varia de ação para ação, similar a exigência da margem de garantia em uma a venda a descoberto de uma ação. Portanto, para compras a termo de ações de uma blue chip a garantia exigida é menor do que para compras de small caps e principalmente para compras de micos, que exigem grande garantia. Em média, essa garantia fica na casa dos 30%, ou seja, se você vai comprar 10 mil reais em ações de uma determinada empresa, precisa ter 3 mil reais como garantia em dinheiro (alavancagem de 3X), em CDB ou então pode usar outras ações em carteira, porém, quando a garantia é entregue em ações, cada ação tem um deságio em seu valor quando utilizadas como garantia, as grandes empresas possuem deságio menor (na casa dos 15% a 20%, ou seja, tendo 10 mil em ações, elas servirão para cobrir 8 mil reais), e as pequenas empresas, deságio maior, chegando na casa dos 50%, e alguns papéis podem nem ser aceitos como garantia.

Além dos juros do termo, ainda existe uma outra taxa que deve ser paga, que é a taxa de registro do termo, que possui custo fixo de 0,028% do valor do termo.

Você pode escolher vender as ações de forma antecipada, ou esperar até a data do término do termo, mas lembre-se, independente do momento da venda, o valor da taxa não é alterado. Portanto, a taxa do termo não é pró-rata.

Caso chegue ao final do termo e você deseje continuar com as ações, você tem 2 opções, pagar o valor devido ao termo com dinheiro, quitando a dívida e ficando com as ações, ou então, fazendo uma rolagem do termo  (novo termo), o que irá gerar uma nova negociação de taxas e prazos, como se fosse uma nova compra a termo.

Um detalhe importante, quando for efetuar a compra das ações, você deve especificar que é uma compra a termo, não podendo transformar uma compra a vista em uma compra a termo depois, portanto, caso você já tenha alguma ação em custódia, você não pode fazer um termo para elas. A compra a termo é identificada como tal, e na sua posição em custódia, aparece de forma diferenciada, normalmente com a letra "T" ao lado do código da ação, indicando que se trata de uma ação comprada a termo.

Exemplo:

Compra de 1000 PETR4 a um valor de 28,00 reais por ação, e considerando uma corretagem fixa de 15,00 por ordem, com duração de 16 dias e uma taxa de 0,5%.
Quantidade: 1000
Valor: 28,00
Valor da operação: 28.000,00
Custo do termo: 140,00
Custo do registro do termo: 7,84
Custo total da compra: 28.172,83
Garantia exigida: em torno de 7 mil reais.

Repare que para uma mesma operação sem ser pelo mercado a termo, o custo total da compra ficaria em 28.024,99.Imaginando que essa operação ao término dos 15 dias, você venda as ações da Petrobras por 29,00 reais, você receberá pela venda o total de 28.974,68, ja descontando os 25,32 referentes à corretagem, liquídação e emolumentos.Isso nos traz um lucro de 801,85 reais, que descontando o imposto de renda, nos deixa com 681,57. Se a operação não fosse feita a termo, teríamos um lucro de 949,69 e descontando o imposto de renda, sobraria 807,24.

Resumindo, o mercado a termo é uma excelente ferramenta para aumentar e alavancar os seus ganhos, mas, como toda alavancagem, deve ser usada com muito cuidado, pois em caso de prejuízo, ele também é maior e alavancado.

Aprenda a Investir