Opções


O Que São Opções?

Opções são contratos entre compradores e vendedores – contratos que dão a compradores/vendedores direitos, mas não a obrigação, de comprar/vender o ativo relacionado, em um data futura.
Opções são derivativos, ou seja, esses papeis têm sua razão de ser em função de outros ativos. Pode-se operar com opções de uma variada gama de ativos – empresas listadas em bolsa, de índices de bolsa, de juros, dólar, boi gordo, ouro etc.
No caso das opções de ações, o ativos relacionado são ações negociadas em bolsa de valores – são este tipo de opções que vamos tratar.
Como vimos, as opções dão o direito, e não a obrigação, de comprar ou vender determinado ativo no futuro. Daí, extraímos um dos primeiros conceitos das opções: seu tipo, que pode ser de compra ou venda.

Tipos de Opções

Dentre os tipos de opções existentes, dois grupos são os principais: as opções de compra e as de venda.
  • Opções de compra: dão a você o direito de comprar no futuro uma ação por um preço pré-definido.
  • Opções de venda: dão a você o direito de vender no futuro uma ação por um preço pré-definido.
Algumas vezes opções são chamadas pelos seus nomes em inglês. Opções de compra são chamadas de call (call options) e opções de venda são chamadas de put (put options).
Obviamente, para cada comprador de uma opção há um vendedor. Portanto, cuidado para não se confundir com as quatro situações abaixo, pois todas elas são possíveis!
  • Compra de opções de compra
  • Venda de opções de compra
  • Compra de opções de venda
  • Venda de opções de venda

Vencimento de Opções

A data de vencimento de opções é importante porque determina a vida útil destas. Por isso, até a data do vencimento opções você deve decidir o que fazer com elas, pois após esta data a opção deixa de existir.
Em relação ao vencimento, opções também podem ser classificadas em relação à data limite para o investidor exercer seu direito de compra ou venda.
Opções do tipo americanas podem ser exercidas a qualquer momento até a data de vencimento. Já as opções do tipo européias só podem ser exercidas no dia do vencimento. Na Bovespa são negociadas ambos os tipos de opções, mas, na prática, somente as opções do tipo americanas têm liquidez e, por isso, são as mais negociadas.

Opções de Compra

Opções de compra são aquelas que dão a você o direito, mas não a obrigação, de comprar um ativo em uma data futura, por um preço previamente estabelecido. No caso de opções de compra de ações, o direito é o de comprar as ações pelo preço pré-estabelecido.
Isso significa que até uma data pré-determinada (ou, no caso de opções do tipo européia, na data de vencimento da opção) você deverá decidir o destino das opções que possui: se vai exercer seu direito de compra ou não.
Caso decida exercer seus direitos, você deverá desembolsar o valor correspondente para a compra/venda do(s) lote(s) de ação(ões).
Ao não exercer seu direito até a data de vencimento você perderá totalmente o valor gasto com opções compradas. Isso porque após o vencimento a opção simplesmente deixa de existir.

Opções de Venda

Opções de venda funcionam de maneira similar às opções de compra, exceto que o direito negociado é o de vender ações, ao invés de comprá-las.

Estratégias com opções

As opções podem ter como finalidade o hedge - redução do risco de mercado - ou a especulação, que visa promover lucro para aqueles que operam com esses instrumentos, contrapondo-se ao hedge.

Abaixo temos 10 estratégias de operações com Opções.


1 - Compra de opção de compra (call): Essa operação tem como característica o risco limitado e o lucro ilimitado, gozando de fácil implementação. Basicamente, o comprador da opção detém o direito de adquirir um determinado ativo por um preço fixo em uma data futura estabelecida.Recomenda-se ao investidor escolher essa operação em momentos de expectativa de forte alta no mercado ou de aumento da volatilidade, o que faz crescer a demanda por segurança, ou seja, pela previsibilidade do valor de um ativo.Por outro lado, o tempo conta como desvantagem caso o preço do ativo esteja abaixo do valor da opção, embutindo o risco de tornar sua execução no vencimento inviável.

2 - Venda de opção de compra: Tipo de operação recomendável quando há uma expectativa de desvalorização do ativo objeto. Assim como o exemplo anterior, a volatilidade do mercado influencia diretamente o sucesso da operação. Se a volatilidade aumenta, o preço da call tende a subir, se a volatilidade diminuí, a call segue o mesmo caminho.

3 - Compra de opções de venda (put):Nessa estratégia, o investidor compra opções de venda, pagando por elas um valor em dinheiro no momento da abertura da operação. Como consequência, ele assume a titularidade das opções de venda, ou seja, podendo vender as ações pelo preço de pré-determinado se lhe for conveniente.Dessa forma, sob o ponto de vista do investidor que adquirir a opção de venda, a estratégia deve levar em conta uma expectativa de desvalorização dos ativos.

4 - Venda de opções de venda:Contraparte do investidor acima, a venda de opções de venda acarreta na obrigação de atender à vontade do títular para o qual foram vendidas as opções.Caso titular queira vender as ações pelo preço de exercício pré-estabelecido, o investidor tem o compromisso de comprá-las. Assim sendo, recomenda-se essa estratégia em momentos de expectativa de valorização do ativo objeto. 

5- Compra de volatilidade (Call Backspread): Trata-se de uma estratégia neutra que envolve a venda de uma opção de compra e a compra de uma outra opção com preço de exercício superior à da primeira, do mesmo ativo-objeto, sendo recomendável para momentos de nervosismo no mercado, pois consegue gerar ganhos caso haja um movimento brusco para qualquer sentido - cima ou baixo.

6 - Trava de alta: Conhecido como Bull Spread, essa estratégia impõe lucro e risco limitados e é recomendada para momentos de expectativa de alta moderada. A implantação ocorre da seguinte forma: compra de uma call de preço de exercício mais baixo e venda de uma call com preço de exercício mais alto.Neste caso, a perda máxima será o valor gasto na compra menos o ganho na venda, enquanto o lucro máximo resulta da diferença entre os valores dos preços de exercício menos o valor gasto.

7 - Trava de baixa:Conhecida como Bear Spread, também apresenta lucro e risco limitados, sendo recomendada para momentos de expectativa de baixa. Em linhas gerais trata-se de um contraponto à trava de alta. A implantação se dá através da venda de uma call de preço de exercício mais baixo, e compra de uma call com preço de exercício mais alto. Dessa forma, o ganho máximo é o valor ganho na venda menos o gasto na compra, enquanto a perda máxima é a diferença entre os valores dos preços de exercício menos o valor ganho.

8 - Delta hedge: Trata-se de uma modalidade de proteção da carteira, basicamente através da constituição de uma posição contrária à que se deseja proteger. Para tanto, deve-se conhecer o delta da opção (fator que mede a sensibilidade de seu preço em relação ao preço da ação), e então realizar a venda de opções de compra na seguinte proporção: quantidade de ações / delta da opção.

9 - Call ratio spread: Recomendada para investidores com maior apetite ao risco, pois trata de uma estratégia de compra ou venda de volatilidade. Trata-se da venda de volatilidade, compra de uma call de preço de exercício menor e venda de duas calls de preço de exercício maior, resultando em ganho limitado e risco de perda limitada para baixo e ilimitada para cima.

10 - Borboleta (butterfly): Com perfil conservador e baixo custo de montagem, este tipo de estratégia costuma ser a mais utilizada por investidores de menor porte, tendo como característica o risco e lucro limitados.Implementação: compra de volatilidade, compra de uma call de preço de exercício menor, venda de duas calls de preço de exercício médio e compra de uma call de preço de exercício maior. Com duas posições compradas e duas posições vendidas, recomendasse ao investidor dar uma atenção especial ao custo de corretagem desta estratégia, principalmente no caso de exercício das opções.

_________________________________________________________________________________

Manual de Opções

Aprenda a operar Opções - Bastter

Aprenda a Investir